Quando começar as fazer as provas?

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje vou escrever sobre uma coisa que muitos de vocês me perguntaram por Whatsapp – aliás, se quiserem entrar em contato direito comigo é só clicar aqui. Vamos falar hoje sobre o momento adequado para fazer provas. E já adianto logo no primeiro parágrafo a resposta: não sei!

Vou desenvolver e explicar o motivo, vamos em frente.

No meu caso tive bastante apoio familiar e o pessoal aqui de casa fazia sempre uma forcinha para encaixar uma prova ou uma viagem no orçamento de casa, então a parte financeira aqui, embora nunca sobrasse, não era fator de decisão.

Assim eu decidi fazer todo e qualquer concurso, em 2015 e 2016, para Ministério Público, que abrisse. A intenção era ir me acostumando – psicologicamente mesmo – com o ambiente de prova e ir tornando esse cenário cada vez mais fixo e rotineiro na minha cabeça.

Depois da DPEPR, em 2016, mudei de carreira, comecei a focar em Defensoria Pública – fiz um artigo falando sobre isso, para lerem é só clicar aqui – e aí, sim, apareceram várias provas em sequência e a realização de viagens se tornou ainda mais necessária.

Mas o que isso mudou? Simples, quando eu já estava competindo de verdade, ficando uns pontinhos abaixo do corte e conseguia perceber que era mais questão de atenção do que de conteúdo, eu já tinha “total” domínio dessa rotina.

O que mudou? Praticamente tudo, já sabia quanto tempo antes da prova devia acordar para que minha cabeça estivesse legal, sabia que não podia tomar café antes da prova, sabia que tinha uma tendência de me desesperar quando faltasse quarenta minutos do limite do horário, entre outras coisas que você só vai percebendo à medida em que vai realizando provas.

É essencial fazer essas provas? Também não! Tenho amigos que conseguem simular uma prova objetiva no qconcursos e realmente se comportam como se estivessem naquela situação. Sabe essa disciplina? Nunca tive! O jeito era realmente me submeter a várias dessas experiências.

Mas como tudo na vida, existe um porém. Realizar uma com pouco estudo e sem domínio do edital é quase certa a resposta negativa, assim como é bem previsível uma oscilação bem grande dos resultados ao longo do tempo – não, o crescimento da pontuação, em rega, não é linear.

Querem que eu prove? Só olhar o gráfico das minhas notas cadastradas no site olho na vaga.

qconcursos

Perceberam a oscilação? No total foram 24 provas, 4 segundas fases e uma prova oral. Ainda sobre essas oscilações, encontrei esse gráfico na Internet que acho que ilustra muito bem o que estou tentado dizer.

WhatsApp Image 2018-11-24 at 23.45.41

A pergunta que acho que deve ser feita é a seguinte:

Eu consigo ter vinte resultados negativos – ainda que mostrem que estou evoluindo – e não perder o ânimo dos estudos?

Se a resposta for positiva, e você tiver meios para isso, boa sorte. Caso a resposta seja negativa, acredito que a criação de uma base até a obtenção de um resultado próximo da nota de corte média seja mais prudente.

Enfim, o segredo é você conhecer como sua cabeça funciona, como você tende a lidar com frustações, expectativas e suas quebras, ansiedade, e, adaptar-se a essa realidade. Fórmulas mágicas de sucesso só ajudam quem as vendem!

Ahh, sobre o olho na vaga é importante deixar uma coisa aqui registrada, se vocês inserirem o gabarito de vocês antes do oficial cuidado com a ansiedade, as pontuações costumam oscilar demais. E não façam que nem eu uma vez sai falando para toda minha família que tinha passado e depois que perdi quase 20 pontos, tá?!

Se tiverem alguma dúvida fiquem à vontade para entrar em contato

Um abraço!

4 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.